quinta-feira, 30 de junho de 2011

Arrependimento

"Do grego μεταμέλεια - Metanóia (Meta=Mudança, Nóia=Mente), arrependimento quer dizer Mudança de Mentalidade.
Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.
Diferentemente do remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo (como uma auto-flagelação por exemplo) apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu (punição que pode realmente, ou não, vir a penar), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas (ou o mal que acredite haver causado a algum ser/entidade sobrenatural em que creia).
Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada."


O tempo que passou não voltará, vê lá o que vai fazer! Quando a vida traz a conta não adianta se esconder, o que você faz agora um dia volta pra você. Entre erros e virtudes somos livres pra escolher, pelas suas atitudes quem responde é você! Então seja o que quiser mas dê a vida o seu valor.

Tudo na vida é aprendizado, enxergue-a como uma bicicleta! No começo tu não consegue andar direito... Precisa de rodinhas, de alguém mais velho para te ajudar. Depois começa a pegar confiança e já arrisca umas pedaladas sozinho, então pede aos teus pais que tire as rodinhas... Muitas vezes tu cai! De primeira dá aquele beijo lindo no chão... Onde eu quero chegar? É o que presumo que esteja se perguntando, tu só vai aprender a andar se continuar tentando! De que adiantaria não tentar andar sem ajuda? Não utilizar todo o potencial que a bicicleta pode lhe oferecer?

Com a vida é a mesma coisa! Não se arrependa, erre com vontade, erre com convicção! Tu precisa saber os dois lados da história, precisa duvidar de tudo. Afinal, de que adianta viver a vida sem aproveitá-la ao máximo? Tu pode morrer agora, enquanto lê este texto! Não espere pra fazer as coisas amanhã, não espere nem um segundo! Uma porta pode se fechar em um segundo, não estou dizendo para fazer tudo sem pensar, mas para você não ter medo do que pode vir. Se tu por algum acaso se arrependeu, é porque não valeu a pena, e se não valeu a pena tu provavelmente não fará de novo. Aí está o segredo, este é o aprendizado! Como tu iria descobrir se não tivesse tentado?

Quando nasce tu é um livro cheio de páginas em branco, conforme vai vivendo as páginas vão sendo escritas, no final tu vai querer ser apenas mais um livro? Faça valer a pena, viva o teu máximo todos os dias. Amanhã pode não chegar, e esse arrependimento não terá valor! Tudo se transforma, tudo muda, faça seu melhor todos os dias, dê o melhor de si em todos os momentos. Não inveje, pense que existem pessoas que dariam tudo para estar no seu lugar, só o fato de ter um computador e uma conexão para a internet já lhe coloca entre as pessoas mais sortudas deste mundo! Há pessoas lá fora que não tem o que comer amanhã...

A vida lhe trará sinais por muito tempo, cabe a você interpretá-los e ver onde tem errado, e onde tem acertado. Ninguém é perfeito, ninguém é bom o tempo todo. Não se arrependa disso também, ser cruel lhe ensina que ser bom é melhor. Use suas virtudes o máximo possível, elas são únicas, como suas digitais. Seja um espelho, use seu senso de justiça, dê aos outros o que eles merecem. Se gostam de você, goste deles. Se não gostam, simplesmente não goste! Não há mal algum nisso...

Por: Pedro Pedroso


Nenhum comentário:

Postar um comentário